Lucas Souza anuncia o fim de sua banda

Não chegou a ser uma surpresa, mas ainda sim foi muito triste ler a confirmação do fim da Lucas Souza Banda, trazida pelo próprio Lucas através do Twitter.

Lucas souza fim

Assim como já tinha acontecido com o Aeroilis, que em Fevereiro deste ano informou o fim de suas atividades, agora o Lucas nos trás esta notícia. Provavelmente nunca saberemos os motivos exatos que os levaram a estas decisões, embora existam alguns boatos sobre um descontentamento do Lucas com o meio musical Cristão, além do fato de ele estar trabalhando na bem sucedida carreira de seu irmão, o SILVA, um dos destaques no novo cenário pop-MPB.  Ao mesmo tempo, tenho a convicção de que não é necessária música gospel para louvar a Deus, e que lançar discos não significa necessariamente trabalhar em prol do Reino (já falei sobre isso aqui). De qualquer maneira, tudo que eu colocasse aqui a respeito de motivos seria especulação, ao invés disso vou contar uma história que me trás ótimas lembranças, e que envolve uma música do Lucas Souza, assim segue:

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lwc7JypYqk4[/youtube]

O Início, o Meio e a Continuação.
Quando eu já estava meio de saco cheio de tocar as músicas do André Valadão, Fernandinho e similares na igreja, eu comecei a buscar algumas alternativas e obviamente foi difícil pra caramba, afinal o “esquemão” gospel cega a todos, e se colocar contra é uma briga enorme…
Nessa época um pai de duas crianças me procurou para saber se eu não poderia dar umas aulas de música pros piás (piá é gíria sulista para garoto, moleque etc), eles tinham 10 e 12 anos e já demonstravam muito talento, um era guitarrista e o outro era baterista. Marcamos um domingo de manhã e logo apareceram mais crianças, como não havia estrutura alguma e nem apoio por parte da igreja, as crianças foram sumindo, ficando estes dois irmãos e mais duas crianças, um menino de uns de 10 anos que gostava de contrabaixo e sua irmã, ainda mais jovem e que queria cantar.
Passamos várias manhãs de domingo ensaiando algumas músicas, foi um tempo maravilhoso, eu que já estava mais perto dos 30 do que dos 20 me sentia o próprio Jack Black, no filme Escola do Rock, ensinando o baixista a ter postura rock’n’roll! Logo decidimos que seria legal preparar uma música e apresentar num culto de sábado, tocávamos Resgate, Oficina G3, Palavrantiga, mas a música escolhida foi “Como Um Rio”, do Lucas Souza. 
As crianças já haviam se apresentado em algumas ocasiões na igreja, mas foi sempre tocando músicas infantis, e acho que era isso que a igreja esperava naquela noite. Quando começamos a tocar a música com um arranjo bem perto do original, distorção na guitarra, um baixo bem pesado e “quadradão” e um batera de 10 anos descendo o braço, foi um impacto! 
De todas as vezes em que toquei em igrejas em meus anos de Ministério de Louvor, essa música é a minha melhor lembrança, era um sábado muito frio, aquele frio úmido e doído que cidades como Curitiba nos proporcionam, tinha pouca gente naquele culto de jovens, mas foi incrível! A alegria em tocar uma música que a gente gostava, a alegria de um baterista em, pela primeira vez, poder (e ser incentivado a) descer o braço nos pratos sem um diácono olhar atravessado, a alegria em começar e terminar a música sem erros, a alegria de Louvar.

Tenho contato com todos até hoje, sempre nos lembramos daquela noite e ficamos naquela promessa de uma hora nos reunir para tocar de novo. Pode ser o tipo de promessa que a gente nunca cumpre, mas se um dia cumprirmos com certeza tocaremos “Como Um Rio”.

Hoje eu não toco mais em igrejas, provavelmente eu e o Lucas temos alguns motivos em comum para a decisão que tomamos, mas só de ficar sabendo que o Ronaldo, o Nivaldo, o Davi e a Helena (hoje já não mais crianças) continuam tocando e cantando em suas igrejas, fica aquela sensação de que tanto eu quanto o Lucas Souza, fizemos algo de bom.

 

Fiquem na Paz.

@marlosferreira

  • Leonardo Medeiros

    Foi uma pena o Lucas ter parado, acompanhei alguns eventos dele. Vamos torcer para um dia ele voltar eu sei que ele contou que um tempo ele parou e depois Deus deu aquela musica estrela da manha, que Sabe aconteça a mesma coisa estous orando´por isso.
    A historia acima e muito massa, e passou um filme da minha vida ! Eu particulamente sou suspeita em falar mas eu gosto muito dessa musica.
    COMO UM RIO.

  • Leo Medeiros

    A historia e parecida com a da minha antiga igreja, teve um tempo que tocava so Lucas na rede de Jovens bençao de DEUS, e depois tive uma oportunidade levei o Lucas na igreja que congregava na epoca, foi uma noite de benção.

  • Paulo

    Infelizmente a música gospel perde em qualidade com a ausência do Lucas, enquanto permanece a mesmice e a baixa qualidade e originalidade dos cantores que fazem sucesso. Uma lástima!

  • Jefferson Amaral

    Uma das melhores vozes que já ouvi. E as melhores letras, Com certeza muito diferente das “gospil” que ouvimos hj. Queria mais informações a respeito dele. Me avisa, Jeffersonramos6@hot… Vlw

    • Raphael Phields

      E ae Jefferson, tudo bem cara? Então, o Lucas acabou com a banda. Mas se você for assinante do Deezer, todos os discos dele estão disponíveis lá. Ou nas vias do youtube você encontra muita coisa tbm. Abraços

  • Branca Duarte

    Meu querido sei que assim como o Lucas Souza deve ter suas decepções, tu tambem as tiveste, mas uma certeza eu tenho, nesses varios anos de caminhada com Cristo, tambem vi muita coisa que me deixou triste, mas nada superou a certeza de que Ele que é fiel em todo o tempo, e nos ama de uma forma tremenda e incondicional, nao nos decepciona, ainda que muitas vezes na “hora”, nao entendamos. Creio que existam muitos ainda esperando um “tio” pirado que diga… desce o braço e pesa o som véi”, eles com certeza como tu disseste continuam lá firmes, mas tem outros te esperando. TE levante e vem guerreiro, olha só para o Pai, Ele sim, é perfeito. Estou orando por ti a partir de hoje. No amor de Cristo. Branca Duarte.

    • Marlos Ferreira

      Muito obrigado por suas palavras, Branca. Deus esteja conosco.